Se você deseja consultar o benefício basta acessar o portal eletrônico da Caixa Econômica Federal, outra opção é ir em uma Casa Lotérica.

Abono Salarial 2017

A consulta do abono pelo PIS 2017 pode ser feita por qualquer cidadão que possua o cartão do cidadão, e pode ser feita em diversos meios: o cidadão pode consultar os valores do seu abono salarial em agências da caixa, pelo terminal de autoatendimento ou pelo atendimento pessoal, em postos de atendimento da Caixa econômica Federal, os postos Caixa Aqui, em lojas lotéricas conveniadas da Caixa. Até aí, nenhuma novidade, mas o que pouca gente sabe, é que a consulta também pode ser feita pela internet pelo portal de atendimento oficial da Caixa.

undefined

Para acessar o portal da Caixa, o trabalhador precisa ter em mãos o cartão do cidadão com uma senha cadastrada. Para acessar o portal pela primeira vez, é necessário cadastrar uma senha para o portal do cidadão, que você precisará lembrar toda vez que for acessar esse serviço. Pelo portal do cidadão é possível consultar diversos serviços e benefícios sociais, como o saldo do FGTS, saldo de consulta do PIS, datas do seguro desemprego, entre outros.

Para obter o cartão do Cidadão, é preciso comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal munido de documentação de identificação pessoal com foto, comprovante de residência e a carteira de trabalho, que contém o seu número do PIS. O cartão pode levar algumas semanas para ficar pronto, por isso, caso você não possua esse documento, é bom solicitá-lo já algumas antes da data de pagamento do PIS, para não ter maiores problemas para sacar o benefício. O cartão é retirado na agência, mas é necessário cadastrar uma senha para usá-lo;

Consultar o abono salarial online

A proposta por trás do PIS é proporcionar uma ferramenta de desenvolvimento social para o trabalhador brasileiro, e uma maneira de complementar a renda do empregado. O cadastramento no programa é obrigatório para solicitar a carteira de trabalho – CTPS - pois para fazer esse documento é necessário o número de inscrição do PIS. Uma vez que o trabalhador já tenha a inscrição por mais de 5 anos, vai ter direito ao abono do PIS, mas para isso, precisa estar enquadrado nas regras para poder receber o benefício.

Entre os principais requisitos para receber o PIS, podemos citar:

  • O trabalhador precisa, como já citado anteriormente, ter cadastro por 5 anos ou mais no PIS para ter direito ao abono salarial;
  • No ano anterior, ou ano base de cálculo, é preciso que o trabalhador tenha trabalhado por pelo menos 180 dias durante o ano – ou seja, 6 meses – e o valor do PIS vai ser proporcional ao período trabalhado durante o ano sendo o valor máximo de 1 salário mínimo;
  • A média da remuneração do trabalhador no ano anterior não pode ter sido superior em média, 2 salários mínimos de remuneração mensal.